Notícias

Notícias – página do site que apresenta alguns assuntos relacionados a pratica clínica do atendimento psicoterapêutico. Entretanto todos os posts aqui apresentados foram elaborados pelo profissional Psicólogo Rodrigo Vasconcellos.

Assuntos abordados como Ansiedade, tratamento, dicas, depressão, síndrome do pânico, pensamentos positivos, testes de Ansiedade e TDAH entre outras notícias da área de psicologia você encontrará aqui. Mas não pare por aqui continue sua leitura e acesse os posts abaixo.

 

Ansiedade – Tratamento – Psicoterapia

Ansiedade- Tratamento – Psicoterapia: Então você pode se perguntar Ansiedade tem cura? Como buscar tratamento? Psicoterapia pode ajudar? A psicoterapia é a melhor forma de tratamento para Ansiedade? Primeiramente trazemos...

Postura do Psicólogo Clínico

Postura do Psicólogo Clínico Postura do Psicólogo Clínico é um texto realizado durante o curso de Psicologia sobre a postura do Psicólogo Clínico, como o mesmo deve conduzir a sessão...

O Corpo Fala

O Corpo Fala O Corpo Fala ele sempre nos mostra ou da sinais do que estamos sentindo ou passando. Você consegue interpreta-los? Vídeo link: Olhe para você mesmo o seu Corpo...

Transtorno bipolar

Transtorno Bipolar Então o transtorno bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, é um transtorno de humor. No qual causa mudanças incomuns no humor, na energia da pessoa, nos níveis de...

Depressão

Depressão Depressão: então você anda deprimido? Com falta de motivação? Problemas emocionais? Sensação de impotência. Logo sente incapacidade  de buscar satisfação  no meio  ambiente e busca de isolamento? Depressão inclui...

Atendimento Online

Atendimento Online Atendimento Online: Então em razão da vigente circunstância de pandemia o Atendimento online. Os atendimentos estão sendo realizados online. Por causa do Coronavírus. Estão sendo realizados “Preferencialmente” online. ...

Pensamentos Positivos

Pensamentos Positivos Os Pensamentos Positivos na medida que melhoramos e aprendemos a ter maior controle sobre nossos pensamentos. É possível influenciar e comandar demais dimensões da nossa vida. Mas como...

Workshop Ansiedade

Evento de Workshop introdução ao curso No Controle da Ansiedade aprender e desenvolver técnicas de como lidar com a Ansiedade

TÉCNICAS DE MANEJO DA ANSIEDADE

Abaixo cito algumas técnicas reconhecidas e utilizadas para o controle e manejo da Ansiedade:

Técnica de Respiração

Resumidamente consiste em realizar respirações diafragmáticas. Realizando respirações profundas e lentas. Inspirando de preferência pelo nariz, lentamente de 6 a 8 segundos e soltando o ar pela boca, lentamente em torno de 8 segundos. Focando sua atenção ao ato de respirar. Buscando manter sua atenção voltada no ato de respirar e nas sensações positivas de se acalmar e relaxar realizando essas respirações seus batimentos cardíacos iram diminuir. A medida que consegue manter essa respiração profunda e tranquila, e mantendo sua mente focada na mesma, sentira sensações positivas e relaxantes.

Relaxamento Progressivo de Jacobson

Edmund Jacobson (1888), médico e fisiólogo americano, elaborou uma técnica de relaxamento muscular gradual, na medida que você  contrair e relaxar os músculos do corpo, de acordo com uma sequência específica, sentirá um alivio  progressivo das as tensões musculares. se sentindo relaxado e reduzindo o stress. Esse tipo de relaxamento tanto pode ser aplicado localmente, em um determinado grupo muscular, ou no corpo inteiro.

A técnica de relaxamento progressivo que consiste em realizar a contração e  a descontrair vários grupos de músculos em todo o corpo, focando sua atenção às sensações que seu corpo sente ao realizar a técnica. Na medida que tenciona e relaxa os músculos e aprende a diferenciar os dois estados. O relaxamento muscular progressivo, em suma, permite-lhe reconhecer momentos de excesso de tensão e instruir-se para relaxar e reduzir os níveis de ansiedade.

PASSO A PASSO:

Você deve contrair os músculos por 10 segundos e relaxar por 20 segundos.

Escolha um local confortável e tranquilo, pode ser sentado ou deitado.

Escolha sucessivamente grupos musculares, por exemplos pode ser as mãos, os pés, as pernas, os braços, os ombros, ou o corpo inteiro. Escolha um por vez.

Por exemplo as mãos:

Contraia as mãos por 10 segundos, fechando e fazendo uma pressão e relaxe por 20 segundos.

Por exemplo os ombros:

Contraia os ombros por 10 segundos, levantando-os em direção ao pescoço/cabeça e pressione, relaxe totalmente por 20 segundos.

Faça isso em cada grupamento muscular, principalmente nos que ,,você sente que estão tensos, por pelo menos 3 vezes seguidas repita o contrair e relaxar de cada grupo muscular.

Dessensibilização Sistemática

Desenvolvida pelo médico Psiquiatra Joseph Wolpe, em 1958, criou essa técnica baseada no contracondicionamento. no qual consiste em aproximar o indivíduo, de forma gradual, ao objeto ou situação temida. O objetivo é ajudar a superar a ansiedade e o medo. Muito utilizada no tratamento de diferentes tipos de Fobias.

O mesmo dividia o processo em três etapas: treinamento de relaxamento físico, estabelecimento de uma hierarquia de ansiedade em relação ao estímulo fóbico e contracondicionamento do relaxamento como uma resposta ao estímulo temido.

Basicamente a pessoa é treinada a relaxar e manter o relaxamento, é realizado uma psicoeducação sobre o medo e ansiedade ao objeto temido, é realizado uma aproximação gradual ao objeto temido, juntamente com um trabalho de relaxamento. No qual a pessoa vai desenvolvendo uma dessensibilização e contracondicionamento ao objeto que causava as crises fóbicas.

REGISTRO DE PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS

Consiste em solicitar ao indivíduo/paciente que faça anotações, registro de seus pensamentos disfuncionais. Essencial para auxiliar na relação entre o pensamento e o comportamento, no qual o paciente deve anotar pensamentos desagradáveis que lhe vêm na mente nos momentos de situações adversas.

Essas são algumas das inúmeras técnicas utilizadas no manejo e controle da ansiedade.

Então como foi sua leitura? Antes de mais nada agradeço pela leitura e espero que tenha gostado. Contudo fico a disposição para qualquer dúvida ou agendamento. Muito obrigado, volte sempre!